Como identificar um Boleto Falsificado?
- Angelina B Klöppel
- 11 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
1. Código de barras
O número registrado deve ser o mesmo na parte superior e inferior do documento que você tem em mãos. Além disso, os três primeiros do código de barras devem remeter ao código do banco que emitiu o boleto, e os últimos dígitos devem representar o valor a ser pago.
2. Dados do beneficiário
No campo do beneficiário, deve constar o CPF ou CNPJ de quem vai receber o pagamento. É importante ainda verificar a existência de erros de digitação ou logotipos trocados.
3. Valor do pagamento
O valor do boleto deve constar no campo “valor do documento” e ao final da numeração do código de barras. Observe ainda se o valor cobrado no boleto é o mesmo informado no seu histórico de negociação.
DICA BÔNUS: Existem casos de golpes que invadem computadores e instalam programas para alterar as informações durante o processo de impressão, então prefira sempre visualizar o boleto na página ou abri-lo em arquivo PDF.
ATENÇÃO: Se mesmo tomando todos os cuidados, você realizar um pagamento de boleto falso, comunique o banco pelo qual realizou o pagamento do documento e solicite o bloqueio da transação.
Não deixe de fazer um boletim de ocorrência!






Comentários